Brasil é condenado por desaparecimento de trabalhador rural na Paraíba

A Corte Interamericana de Direitos Humanos condenou o Estado brasileiro como responsável pelo desaparecimento forçado de Almir Muniz da Silva, trabalhador rural e defensor dos direitos dos trabalhadores na Paraíba. O Tribunal Internacional apontou falhas do Brasil na investigação e busca pela vítima.


Em 2001, durante depoimento à CPI sobre violência no campo, Almir Muniz da Silva indicou um policial civil como o principal responsável pela violência contra trabalhadores rurais na região de Itabaiana. Esse policial, que também era administrador da Fazenda Tanques, já havia ameaçado Muniz e outros trabalhadores.
Notícias relacionadas:
- Corte IDH condena Brasil por desaparecimento de trabalhador em 2002.
- Irmão de sem-terra desaparecido quer justiça via Corte Internacional.
Veredito
A Corte Interamericana concluiu que o desaparecimento ocorreu em contexto de violência envolvendo milícias e grupos armados.
De acordo com a decisão dessa terça-feira (11), as investigações policiais foram marcadas pela falta de buscas e de recursos. Anos depois, o relatório final indicou a "probabilidade de evento criminoso", mas apontou que não haveria provas para confirmar as acusações contra o policial.
Agora, além da responsabilização do Brasil, a Corte Interamericana de Direitos Humanos ressaltou a falta de tipificação contra o crime de "desaparecimento forçado", e reconheceu as graves violações sofridas pelos familiares da vítima, especialmente a esposa e os filhos.
Em razão disso, o tribunal ordenou que sejam feitas medidas de reparação, além da retomada das investigações sobre o desaparecimento do camponês, o reconhecimento público da responsabilidade, a adequação da legislação e a criação de protocolos de busca de pessoas desaparecidas.
Em fevereiro do ano passado, durante esse mesmo julgamento, representantes da Advocacia-Geral da União já haviam reconhecido que houve falha na apuração do crime.
* Com produção de Dayana Vitor.

Internacional Corte IDH apontou falhas na investigação e busca pela vítima São Luís (MA) Corte IDH condena Brasil por desaparecimento de trabalhador em 2002 Irmão de sem-terra desaparecido quer justiça via Corte Internacional 12/03/2025 - 16:33 Daniel Ito / Raíssa Saraiva Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional Almir Muniz Silva Corte Internamericana de Direitos Humanos Fazenda Tanques Condenação quarta-feira, 12 Março, 2025 - 16:33 2:02
COMENTÁRIOS